Nossos Projetos
O Centro Cultural Casa Sinestésica realiza e ajuda a articular diversos projetos de interesse ambiental, cultural, cultural e social, sempre com o interesse de fortalecer os agentes e coletivos culturais de Guarapari e outros municípios capixabas, e de democratizar o acesso da população a bens e serviços culturais.
Orquestra
Sustentável
A essência do projeto "Orquestra de Ukeleles e Percussão Sustentável", a "Orquestra Sustentável", reside na implementação de iniciativas ambientais e educacionais no município de Guarapari, com foco na promoção da sustentabilidade e da educação musical entre a juventude. A proposta inclui a organização de ações de coleta seletiva de resíduos, visando não apenas à preservação ambiental pontual de voluntários, mas também à conscientização regular da comunidade sobre a importância da reciclagem.
Com oficinas permanentes dedicadas ao ensino de ukulelê e percussão, que servem como veículos para a educação musical e a expressão artística, jovens de 15 a 29 anos residentes em comunidades periféricas são engajados em atividades culturais enriquecedoras e adotarão materiais recicláveis na confecção de instrumentos musicais.
A realização de concertos didáticos é outro pilar fundamental do projeto, promovendo o intercâmbio cultural e a partilha de conhecimentos adquiridos nas oficinas com a comunidade jovem de Guarapari, fomentando assim um ambiente de aprendizado mútuo e apreciação musical.
SARAU
RUÍNAS
O Sarau Ruínas é uma proposta artístico-cultural com cinco edições já realizada, cujo principal objetivo é promover a integração das manifestações artísticas com a valorização do patrimônio histórico, resgatando a importância da memória local ao mesmo tempo em que incentiva e fortalece a identidade cultural, a economia criativa e a produção artística do município de Guarapari-ES.
A proposta se desdobra em três dias de evento, com uma previsão de 1000 a 1300 pessoas/ dia, realizando-se um circuito de atividades que incluam outros patrimônios relevantes do município de Guarapari. Ou seja, as apresentações interativas de artistas capixabas e convidados de outros Estados, acontecerão, além do local tradicional - as ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição. - também no Radium Hotel, Casa da Cultura e no Poço dos Jesuítas.
FESTIVAL
GRATIDÃO
O Festival Gratidão surgiu com a missão primordial de servir como uma poderosa ferramenta para fomentar a transformação social, econômica e ambiental em comunidades carentes, com especial enfoque nos bairros periféricos de Guarapari. Este evento singular não se limita apenas a proporcionar entretenimento e educação por meio de expressões artísticas e culturais diversificadas; ele também se dedica a promover oportunidades de emprego e geração de renda, estimulando vigorosamente a economia criativa e solidária.
O festival não apenas enriquece a vida cultural da comunidade, mas também apoia o desenvolvimento de habilidades, fortalecer redes de cooperação e incentivar o empreendedorismo local. Essa abordagem integrada visa não só melhorar a qualidade de vida dos indivíduos na comunidade, mas também criar um modelo sustentável de crescimento e desenvolvimento socioeconômico, baseado na colaboração e na lógica de compartilhamento de bens, serviços e produtos.
CAMPANHA
CIDADE LEITORA
Um país, como já disse Monteiro Lobato, se faz com homens, mulheres e livros. Uma cidade também. A campanha“Cidade Leitora” é a estratégia do Sinestesia para promover a leitura e a cidadania por meio de seu equipamento mais legítimo: as redes de Educação Básica e Superior.
Realizando ações formativas e culturais junto às comunidades escolares do município, o projeto ajuda a estimular a formação de leitores e a difusão de obras relevantes, literárias e não-literárias, num mundo cada vez mais“colonizado”por smartfones e redes sociais digitais.
Clubes de leitura, rodas de leitura, jornadas de formação continuada, concursos, gincanas socioculturais e outras ações vão provocar a cidade e estimular o hábito da leitora junto a professores, estudantes e suas famílias!
PONTO DE MEMÓRIA
MUSEU DO CONGO
Essa é a descrição do seu projeto. Faça um resumo para que os visitantes entendam o contexto do seu trabalho. Clique em editar texto ou clique 2 vezes na caixa de texto para começar.
PONTO DE MEMÓRIA
MUSEU DO MAR
O "Museu do Mar na RNG" é um projeto sociocultural que visa disponibilizar conhecimentos e saberes sobre as comunidades costeiras e marinhas da região norte de Guarapari-ES.
Seu objetivo é gerar acervos e conteúdos sobre os modos de vida associados ao ambiente marinho. Pretende engajar moradores e visitantes em atividades que evidenciem a memória local e elementos da História Cultural e Natural.
Será uma base de articulação e intercâmbio para educadores e estudantes interessados no tema das "memórias do mar", por meio do relato etnográfico, da Leitura e do Audiovisual.